Prorrogadas As Inscrições Para Residência Médica Do Hmb

· 3 min read
Prorrogadas As Inscrições Para Residência Médica Do Hmb

O estudo Demografia Médica no Brasil 2020  é o documento mais recente que trata do exercício da Medicina e suas demandas. Elaborado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo , o levantamento aponta que, em 2020, 61,3% dos médicos atuantes no país, dos cerca de 478 mil, tinham um ou mais títulos de especialistas. A pós-graduação pode ser lato sensu , por uma Residência Médica, ou por um curso de pós-graduação em alguma Universidade. Para se inscrever basta acessar, até o dia 15 de dezembro, o site do hospital Marques Basto, /index.php/inscricoes-residencia.


  • A primeira é composta por uma avaliação teórica, com questões sobre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
  • Já na análise do currículo em si, são observados o seu desempenho durante a graduação, a participação em atividades extracurriculares e se você tem fluência em alguma língua estrangeira.
  • MED 360 é uma mentoria premium de estudos para as provas de residência, que possui a melhor taxa de aprovação de médicos e estudantes do 6º ano de medicina para as provas de residência e vai te levar direto para aprovação.
  • Com acompanhamento de nossos treinadores, eles ganharam ritmo de estudos, aumentaram sua autoconfiança e produtividade, descobriram técnicas para aprender mais em menos tempo e chegaram seguros nas provas.
  • Essas são as nossas recomendações para você analisar os tipos de residência médica até encontrar aquele que mais combina com o seu perfil.


Não se engane com o termo “acesso direto”, já que não é nada fácil entrar em cursos desse tipo. As especialidades de acesso direto são aquelas em que o médico pode entrar logo que sair da graduação em  Ponto de Saúde , em outras palavras, elas não exigem que o médico curse nenhuma outra especialidade antes. Por sua vez, a opção lato sensu conhecida como “pós-graduação” possui uma carga horária menor de dedicação, permitindo que o aluno trabalhe e estude simultaneamente. Contudo, ao final do curso, o médico terá que fazer uma prova de título de especialista para adquirir o RQE,  na sociedade à qual a sua pós-graduação está vinculada.



A residência de clínica médica é bastante procurada, tanto por ser uma das que mais tem vagas anuais, quanto por ser uma das especialidades médicas que mais é requisito de outras. Além disso, neste tipo de residência médica, não se faz necessário comprovar pré-requisitos de outra residência anterior, como muitas especialidades, que se faz obrigatório a apresentação de residência em clínica médica ou cirurgia geral. O programa tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos, pois oferece uma formação eficiente e direta para os futuros médicos.

Especialista Em Cirurgia Geral


Os programas de residência médica com acesso direto são aqueles em que a especialidade não exige que o médico tenha algum pré-requisito ou especialização prévia, além da graduação. O médico recém-graduado ou mesmo o profissional, precisa apenas fazer as etapas do concurso exigidas pela  instituição para ser um residente R1. Nos programas de residência médica com acesso direto, o médico recém-formado tão logo termine a graduação pode concorrer a uma das vagas na área escolhida. Nos concursos, geralmente, são exigidos prova escrita, entrevista, análise curricular entre outras – independente do tempo de formação ou de experiência prévia. Os programas de residência médica de acesso direto, como clínica médica, são aqueles que você pode entrar logo após ter se formado, não precisa de uma residência anterior. Já as especialidades com pré-requisito, como cardiologia, são aquelas, sendo necessário ter cursado uma residência anterior.



E vale lembrar que a comprovação de um pré-requisito será sempre o certificado de conclusão de um programa de Residência Médica, credenciado pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) atualizado quase todo ano. É uma área que mais exige muito conhecimento do médico, já que muitas crianças não sabem relatar o que estão sentido. Além disso, o profissional precisa de muita paciência e amor para ser um grande pediatra, pois tratará diretamente com a família do paciente.